Foram estas questões que levaram o director Andrew Morgan, célebre por realizar documentários que podem ajudar a tornar o mundo melhor, a idealizar e dirigir o filme 'The True Cost". Este documentário, traduzido livremente por "O Verdadeiro Custo", é uma história sobre vestuário. Sobre a roupa que vestimos, sobre as pessoas que as fazem, sobre o grande impacto que a indústria tem no mundo. Centrado em considerações éticas e nos custos: enquanto os preços das peças baixam, os custos humanos e ambientais crescem dramaticamente.
O filme foi realizado em vários países por todo o mundo. Desde as passarelas da moda às favelas e guetos mais sombrios. São locais onde encontramos "fábricas" ilegais, escondidas e sem itens de segurança. China, Índia e Bangladesh são alguns dos países subdesenvolvidos onde a maioria das roupas que compramos são criadas diariamente e feitas de forma impiedosa por mãos de mulheres e crianças maltratadas, desnutridas e exploradas. Na década de 60, os Estados Unidos produziam 95% do seu vestuário. Atualmente, 97% da fabricação é feita em países denominados 'de terceiro mundo' e apenas 3% nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Suíça.
O vestuário faz parte da nossa cultura há séculos e é uma forma de nos comunicarmos e de mostrarmos quem somos. Ao longo da história da humanidade, várias civilizações usavam roupas por questões sociais, culturais e não por necessidade. Hoje a moda gera dinheiro e a produção apenas procura o interesse comercial. As coleções nas lojas seguiam o padrão de duas coleções novas por ano. Hoje as lojas seguem os padrões do comércio e são capazes de colocar à venda cerca de 59 coleções por ano.
É o chamado 'consumismo desenfreado' ou 'moda rápida'. Por esse motivo, Andrew Morgan quer fazer a diferença com este documentário, quer abrir os olhos do mundo para a vida de pessoas e lugares que existem por detrás de cada peça de roupa que compramos e fazer ver o grande impacto que causa no mundo uma simples peça que vestimos.
O documentário 'The True Cost' conta com entrevistas de pessoas influentes no mundo da moda, como Stella McCarteney, Lívia Firth e Vandana Shiva.»