O planeta está a precisar de si. Semanalmente, no Biosfera, mostramos-lhe os passos a dar para manter a biodiversidade, como ter atitudes mais ecológicas, como gerir melhor o consumo energético ou quais as tendências futuras para o ambiente. Procure a sintonia mais verde da televisão portuguesa."
PÃO, Biosfera (06.05.2017)
RESÍDUOS RADIOACTIVOS, Biosfera (15.04.2017)
MERCÚRIO, Biosfera (25.03.2017)
"Está de acordo com o que instituições bancárias fazem aos seus investimentos? Ou simplesmente não tem acesso a essa informação? O Biosfera desta semana leva-o a conhecer abordagens éticas que podem fazer a diferença no autocrático sistema económico." Biosfera é um magazine semanal apresentado por Maria Grego que dá relevo às questões ambientais.
VER: http://www.rtp.pt/play/p2841/e255737/biosfera
«O glifosato é o herbicida mais utilizado no mundo e foi recentemente classificado pela Organização Mundial de Saúde como “potencial carcinogénico”. Os solos agrícolas ou os jardins urbanos recebem frequentemente milhões de litros deste produto no combate a plantas infestantes. Qual o impacto deste herbicida na saúde das populações?"
"Será que vale a pena plantar milho geneticamente modificado em Portugal?
Esta semana, o Biosfera vai até ao Alentejo, onde os OGM estão em maior expansão."
Biosfera 331: O LOBBIE DA ENERGIA (2011) RTP2 (I0) YOUTUBE
"Porque é que a construção da barragem de Foz Tua em Trás-os-Montes deve interessar a um lisboeta ou um algarvio? Porque esta, mais as outras barragens e os parques eólicos vão levar Portugal a ter a electricidade mais cara do mundo em poucos anos. Uma plataforma de ONGA fez as contas e o Plano Nacional de Barragens vai custar ao Estado 16 mil milhões de euros, entre juros bancários, subsídios e pagamento de obras. Também são números, os de um crescimento insustentável, que justificam a destruição da Linha do Tua."
Titulo original: Barragem do Tua, Quem fica a perder?
https://www.youtube.com/watch?v=bx5jVJVXYHQ
BIOSFERA 329: DEMOGRAFIA EM ALERTA (2011) (I5) YOUTUBE
"Este mês o mundo chega aos 7 mil milhões de habitantes. Em poucas décadas todos seremos vegetarianos. É o que preveem demógrafos e agrónomos. Os recursos alimentares estão no limite e mal distribuídos. E tudo vai piorar com as alterações climáticas. Será que a Humanidade conseguirá viver num planeta que vai deixar de oferecer água, terra e ar de boa qualidade?"
https://www.youtube.com/watch?v=AM3nhfkEdYk
Biosfera 325: Fruticultura biológica (2011) RTP2 (I0) YOUTUBE
O modo de produção intensiva altera as propriedades organolécticas e nutritivas dos frutos e vegetais, muitas das substâncias químicas envolvidas na produção agrícola estão presentes nos produtos que consumimos no dia-a-dia. As consequências são cumulativas e podem fixar-se no organismo humano durante décadas vindo a provocar doenças degenerativas. Sabia que ao consumir uma maçã de agricultura convencional pode estar a ingerir mais de 30 pesticidas mesmo depois de a ter lavado?
https://www.youtube.com/watch?v=9DmmnuwVujQ
Biosfera 321: Obsolescência programada (2011) RTP2 (I0) YOUTUBE
"Como transformar o actual modelo económico baseado no crescimento e na exploração intensiva de recursos naturais num modelo mais sustentável? Se é um amante de tecnologia, já deve ter sentido os efeito da obsolescência programada. Um exemplo é quando troca de computador e o antigo software deixa de servir, como por magia. Esta é uma das técnicas utilizadas pelas empresas para encurtar o ciclo de vida dos produtos."