O autor resume a história do uso da água fluoretada e como isso foi o projeto da indústria norte-americana junto com o governo dos EUA para evitar ou ganhar processos na justiça das pessoas ou das famílias das pessoas que trabalhavam em ou moravam ao redor das suas fábricas. A idéia era, desde o inicio, enganar o público norte-americano, através de pesquisas com resultados distorcidos e propaganda manipuladora, para fazê-lo pensar que o fluoreto é uma espécie de nutriente essencial a prevenir caries e que conseqüentemente o uso do flúor e seus compostos é seguro na indústria e nas fábricas que produzem armas nucleares.
O filme ilustra os casos de alguns cientistas cujas carreiras foram estragadas por ousar apresentar pesquisas sérias questionando o uso de água fluoretada. É um chamado, não somente para mobilizarmos para tirar o fluoreto da nossa água, mas para entender a estrutura da dominação da ciência e da mídia típica, que não permitem a disseminação dessa informação sobre o uso de fluoreto."
"O Dr. Bill Osmunson é líder no movimento de oposição ao flúor. Ele é dentista a tempo inteiro há mais de 30 anos no noroeste do Pacífico. Para além da odontologia, ele tem um mestrado em saúde pública o que o habilita particularmente para este tema específico; por ter realmente um grau académico em saúde pública, o que é realmente uma componente significativa para compreender como é que o flúor Invade a nossa cultura."