Agora, os cientistas estão mostrando o quão mensurável - e perigosa - a exposição prolongada ao stress pode ser. O Neurobiólogo da Universidade de Stanford e renomado autor Robert Sapolsky revela novas respostas para o porquê e como o stress crônico está ameaçando nossas vidas "Stress Assassino", um especial da National Geographic. Uma hora de duração, co-produção da National Geographic Television e da Universidade de Stanford foi produzido exclusivamente para a televisão pública.
Neste filme revelador, as descobertas ocorrem em uma extraordinária variedade de lugares, de bandos de babuínos nas planícies da África Oriental, para os cubos de escritório de burocratas do governo em Londres, para laboratórios de neurociência em universidades de renome. Pesquisa inédita revela fatos surpreendentes sobre o impacto do stress em nosso corpo: como ela pode encolher o cérebro, adicionar gordura para nossas barrigas e até mesmo desvendar nossos cromossomos. Entender como funciona o stress pode nos ajudar a descobrir formas de combatê-lo e mitigar os impactos negativos sobre a nossa saúde.
Por mais de três décadas, Robert Sapolsky vem trabalhando para avançar a nossa compreensão do stress - em particular, como a nossa posição social (o nosso lugar em várias hierarquias) podem nos fazer-nos mais ou menos suscetíveis aos efeitos nocivos do stress. Ao longo do filme, ele tece as tristes realidades do impacto do stress crônico com suas observações irônicas sobre a vida do século 21.
O filme é baseado em parte no livro best-seller de Sapolsky "Por que as Zebras Não têm Úlceras". Além de sua cátedra na Universidade de Stanford, Sapolsky é um associado de pesquisa com o Instituto de Pesquisas de Primatas, no Museu Nacional do Quênia. Ele também é o autor de "Monkeyluv, Memórias de um primata" e "Os problemas com testosterona", um finalista do Los Angeles Times Book Award.
Cientistas da Universidade da Carolina do Norte, da Universidade de Londres, da Universidade Rockefeller e da Universidade da Califórnia, San Francisco dão insights interessantes sobre como o stress afeta o corpo, dando ao stress uma nova relevância e urgência para as nossas vidas cada vez mais complexas.