O título do livro foi retirado de Lc 17:21. No livro Tolstói fala do princípio da não-violência ante outro ato de violência, como ensinado por Jesus Cristo. Tolstói afirma que a frase de Cristo "Ofereça a outra face" significava abolir a violência, até mesmo para defesa, e desistir dum ato de vingança. Tolstói rejeita a interpretação de estudiosos romanos e medievais que tentavam limitar o seu alcance.
Tolstói tinha para ele que todos os governos que empreendem uma guerra estão afrontando os princípios cristãos. Como a Igreja Ortodoxa Russa era - na época - uma organização fundida com o governo e apoiava plenamente sua política, Tolstói buscou difundir seus ensinamentos do que ele acreditava ser o verdadeiro evangelho de Cristo, especificamente o Sermão da Montanha.
Tolstói defendia a não-violência como uma solução para problemas nacionalistas e como um meio para ver a hipocrisia da igreja. Ao ler as palavras de Jesus nos Evangelhos, Tolstói observa que a igreja moderna é uma criação herética.»
LER:
http://pt.slideshare.net/maricecci1/leon-tolstoi-o-reino-de-deus-est-em-vs
ou
https://we.riseup.net/assets/160463/1249581-Leon-Tolstoy-O-Reino-De-Deus-Esta-Em-Vos.pdf
Lev Nikolayevich Tolstoi (1828 — 1910) foi um escritor russo. Além de sua fama como escritor, Tolstoi ficou famoso por tornar-se, na velhice, um pacifista, cujos textos e ideias contrastavam com as igrejas e governos, pregando uma vida simples e em proximidade à natureza. Morreu aos 82 anos, de pneumonia, durante uma fuga de sua casa, buscando viver uma vida simples.