Esta é a frase colocada na entrada do campo de concentração de Auschwitz. Auschwitz foi o local escolhido de entre os vários campos de concentração, para levar a cabo a "solução final", porque dispunha duma estrutura administrativa e técnica adequada. Mas até se chegar aí, o que aconteceu? Por que razão os judeus tinham que ser aniquilados? Quais as principais motivações? Mais do que qualquer outro documentário realizado anteriormente sobre o Holocausto, Auschwitz e a solução final revela os funcionamentos internos nazis para a implementação da solução final do todo-poderoso Hitler. Baseado em várias investigações académicas, esta série notável da BBC apresenta uma biografia abrangente sobre esta "Fábrica da Morte" e a sua evolução até a um local industrializado altamente eficiente em extermínios humanos em apenas 5 anos (1940-1945). Um documentário BBC sobre aquele que foi um dos locais mais temido, cruel e racista de que há memória, Auschwitz."
1. O Início da Surpresa
Comandantes alemães descobrem a eficiência de matar prisioneiros com gás, e Auschwitz se transforma de um campo pequeno e rudimentar para aqueles que resistem à ocupação nazista da Polônia, num campo de extermínio em grande escala para judeus.
2. Ordens e Inciativas
Hoss lida com complicações decorrentes da câmara de gás improvisada e da crescente demanda conforme os nazistas começam a vasculhar toda a Europa em busca de mais pessoas para trazer a Auschwitz e matar.
O ano de 1942 será o mais significativo da 'Solução Final'. Os nazistas agora começam a vasculhar a Europa Ocidental, até mesmo levando judeus de lugares tão distantes quanto as Ilhas do Canal da Mancha.
4. Corrupção
Em 1943, a corrupção estava se espalhando em Auschwitz-Birkenau. O campo também ganha outra fonte de renda - roupas e objetos de valor retirados de judeus que chegam para serem gaseados.
5. Matança Desenfreada
Em Auschwitz mais pessoas são mortas no ano 1944 do que até lá. Os nazistas tentam semear a confusão entre os aliados no leste, e os aliados ocidentais devem tomar decisões sobre negociar com os nazistas sobre os judeus e bombardear o campo.
Em 1945, soldados do Exército Vermelho libertam o campo de Auschwitz-Birkenuau. À medida que outras libertações ocorrem nos meses seguintes, o mundo fica horrorizado. Os judeus sobreviventes enfrentam horrores ao tentarem retornar às suas vidas, e poucos homens da SS são encontrados e levados a julgamento.